quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Marcas de Slow Fashion que você precisa conhecer

Olá a todos!

Vocês sabem o que é Slow Fashion ? É literalmente o oposto do Fast Fashion, do consumo desenfreado e irresponsável, é um modo de produção da moda que preza pela natureza e pelas pessoas, é pautado no comércio justo e ambientalmente responsável. Segundo dados do ministério do trabalho , tradicionalmente a pecuária é o setor com mais casos de trabalho escravo ou análogo a escravidão no Brasil , nos centros urbanos os setores de construção civil e confecções são os com maiores casos de trabalho escravo. Segundo a OIT (2017) 1 a cada 4 vítimas da escravidão moderna é criança e 71% são mulheres . Marcas de Slow fashion pautam na transparecia de sua produção e no reconhecimento do trabalho , buscam - mas, não apenas- responder "Quem fez minha roupa?". 

Vamos conhecer 5 marcas nacionais , com produção local , artesanal e vegana : 

1- IRAL : Marca do sul do Brasil, feito por mulheres e com uma boa variedade de produtos , de calças, blusas, camisas, vestidos, macacões . Na descrição dos produtos eles afirmam "Todos os nossos produtos são de produção própria, feitos no Brasil, em baixa escala e através de uma cadeia de comércio justo e sem crueldade ". 
Essa calça de linho e viscose é algo da marca que já estou querendo comprar faz tempo. 

2- Somos NATU : A marca trabalha com produtos naturais, desde o tecido até o corante, desta forma cada peça é única , pois o processo de tingimento varia de acordo com a temperatura, o pH da água, dentre outros. Eles buscam certificar que a fibra que utilizam são de fontes confiáveis e sustentáveis, utilizam de algodão orgânico, proveniente da agricultura familiar  e utilizam tecido de refugo. 
                                               Vestido Ophelia
Esse vestido é com certeza uma das minhas peças preferidas da marca. 

3- Moody store: A Moody busca inspiração no estilo de vida urbano, suas peças são coringas e atemporais. Além de toda a preocupação na produção das peças, as caixas onde as peças são empacotadas são semi-novas (reutilizadas) e fazem necessaires com as sobras de tecidos da fabricação das roupas. 
Esse macacão é lindo, não é mesmo? Uma peça que mudando o complemento, pode ser utilizada em diversas situações e locais. 

4- Studio nó : A studio nó é uma iniciativa bem recente, foi fundada em 2018 é tem peças com produção local (São Paulo) e em baixa escala, as peças são atemporais e prezam pela consciência tanto no momento da venda quanto na compra, tendo a versalidade como palavra chave. 
Macacão feito de linho e algodão, parece muito confortável e tem uma cor telha que eu acho incrível. 

5- Flory : Os tecidos utilizados pela marca são 100% nacionais, as peças são atemporais e com maior variedade de tamanhos ( calças variam de 34-48) , pautam sua fabricação no consumo consciente . 
                                         
Dentre todas as marcas que estão no post, a FLORY é a única que tenho um produto. Eu tenho uma calça jeans mom linda,  e acho incrível como se percebe o cuidado na fabricação da peça . 

O consumo consciente busca um comércio mais justo, uma cadeia produtiva mais transparente e social e ambientalmente responsável. 
Valorize e incentive iniciativas locais !!!

5 comentários:

  1. Que interessante, eu nunca tinha ouvido falar dessas marcas.
    Big Beijos,
    Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  2. Muito legal isso da Slow Fashion!!
    Eu não conhecia as marcas, mas adorei saber mais.
    Minha mãe sempre comenta quando compramos roupas de que a peça seja nacional e tals...
    Muito bacana esse post! :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia nenhuma destas marcas, mas fiquei muito curiosa com a segunda-Somos Natu!!
    Beijinhos, I'm Patrícia Silva!! 😘

    ResponderExcluir
  4. Adoro conhecer este tipo de marcas!
    Espero que tenhas um dia mágico! Koti by Sara & Martin

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir