terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Consumo consciente

Olá  a todos

    Eu sempre enxerguei o ato de adquirir algo como uma forma de financiamento, quando compro algo de uma empresa é como eu  financiasse essa empresa para ela continuar produzindo o que produz e da forma com que produz. É claro que nem tudo que eu compro eu gosto, mas além de gostar ou não do produto devemos olhar mais fundo, em todo o processo produtivo. 
      
Fonte: Segredos de viagem 
  
    Primeiramente devemos pensar, "eu realmente preciso disso?" Isso não ajuda apenas o nosso bolso, economizando dinheiro em coisas que não iremos usar, como também nos polpa espaço e gera menos resíduos.  Se chegamos a conclusão que  SIM, preciso disso , então devemos procurar um empresa que tenha os mesmos princípios que os nossos. Eu sou contra o trabalho escravo, então não vou comprar de uma empresa que tenha suspeita ( ou até mesmo casos comprovados ) de uso de trabalho escravo, eu sou contra os testes em animais, já que existem outros meios de testar os produtos  e garantir segurança ao ser humano, por isso não compro produtos que testam em animais, sou contra matar animais para gerar produtos para o consumo humano, já que não temos a necessidade de tirar a vida de um animal e por isso não consumo nada que advenha da morte de um animal ( não apenas alimentos), eu sou a favor da produção orgânica, do comércio justo, do empoderamento feminino, da reciclagem e procuro empresas que representem e produzam segundo esses princípios. 

Muitas vezes podemos pensar, "mas é muito difícil comprar assim". No Brasil, se morarmos no interior e não compramos pela internet, realmente fica um pouco mais difícil, mas graças a Deus  cada vez mais empresas tem se preocupado com uma visão e com princípios, no lugar de apenas se preocuparem com o lucro. Pois sabem que o comprador irá cobrar uma produção limpa e justa. Claro que não podemos comparar as pessoas das diferentes classes sociais. 

    Por fim, dou uma destinação ambientalmente adequada para as coisas que não irei usar mais. Faço a separação em rejeitos e recicláveis. Muitas roupas que ainda estão em boa qualidade eu doou , ou  coloco no Enjoei ou no Repassa. Os resíduos que são por lei de logística reversa, eu entrego em locais de recebimento, enfim procuro o destino correto. 

Consumir de forma consciente, deve fazer parte de viver de forma consciente. Saber que todas as nossas ações tem consequências e que devemos fazer e  falar apenas aquilo que acreditamos como certo. 

O post de hoje foi um pouco diferente, espero que gostem e que  faça vocês pensarem um pouco. Deixem nos comentários, o que acharam, se já colocam isso em prática na suas vidas, a contribuição de vocês é muito importante. 

6 comentários:

  1. Adorei seu post, verdade devemos nos fazer mais essa pergunta sera que preciso mesmo disso? As vezes compramos só por consumismo mesmo. Acho que preciso colocar isso em pratica na minha vida só o que realmente e necessário.
    Beijos


    https://glamour-02.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Por acaso nunca experimentei argila preta, mas agora fiquei curiosa, vou ter que investigar melhor!
    É uma questão de hábito, com esforço tenho a certeza que consegues começar a beber mais água!

    Dou-te toda a razão, temos que ser consumidores mais conscientes! Como esta é uma comunidade que está a crescer a cada dia, as marcas também começaram a ceder e existem cada vez mais linhas vegan dentro das marcas o que é ótimo!
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  3. Ultimamente estou pensando mais se realmente preciso comprar algo ou se é só impulso mesmo. Já faço a doação de roupas que não quero há bastante tempo e separo todo o lixo reciclável.
    Preciso melhorar muito, mas já faço alguma coisa.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. Consegui adoptar na minha vida o consumo consciente por 1 ano, mas nos últimos tempos perdi-me com os saldos e promoções não consegui resistir :/
    Mas para mostrar a mim mesma que aprendi imenso com este assunto em 1 ano, espero vir a usar tudo o que tenho comprado e que me seja sempre útil :)
    Gostei do post.

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderExcluir
  5. beautiful blog! I really like how you write
    and what you give photos. wonderful!
    I have a question, you will agree to follow for follow?
    I like to be in touch with inspirational blogs.
    Greetings from Poland!
    ayuna-chan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo post, perfeito para reflexão. A pouco tempo decidi reduzir meus gastos com compras, doei muitas peças e penso mil vezes antes de adquirir algo. A coleta seletiva aqui em casa não rola muito, com exceção do óleo e das latinhas que separamos sempre. Mas um dia conseguirei convencer a família a fazer tal coleta.

    www.blogbelissima.com.br

    ResponderExcluir