Eu sempre enxerguei o ato de adquirir algo como uma forma de financiamento, quando compro algo de uma empresa é como eu financiasse essa empresa para ela continuar produzindo o que produz e da forma com que produz. É claro que nem tudo que eu compro eu gosto, mas além de gostar ou não do produto devemos olhar mais fundo, em todo o processo produtivo.

Fonte: Segredos de viagem
Primeiramente devemos pensar, "eu realmente preciso disso?" Isso não ajuda apenas o nosso bolso, economizando dinheiro em coisas que não iremos usar, como também nos polpa espaço e gera menos resíduos. Se chegamos a conclusão que SIM, preciso disso , então devemos procurar um empresa que tenha os mesmos princípios que os nossos. Eu sou contra o trabalho escravo, então não vou comprar de uma empresa que tenha suspeita ( ou até mesmo casos comprovados ) de uso de trabalho escravo, eu sou contra os testes em animais, já que existem outros meios de testar os produtos e garantir segurança ao ser humano, por isso não compro produtos que testam em animais, sou contra matar animais para gerar produtos para o consumo humano, já que não temos a necessidade de tirar a vida de um animal e por isso não consumo nada que advenha da morte de um animal ( não apenas alimentos), eu sou a favor da produção orgânica, do comércio justo, do empoderamento feminino, da reciclagem e procuro empresas que representem e produzam segundo esses princípios.
Muitas vezes podemos pensar, "mas é muito difícil comprar assim". No Brasil, se morarmos no interior e não compramos pela internet, realmente fica um pouco mais difícil, mas graças a Deus cada vez mais empresas tem se preocupado com uma visão e com princípios, no lugar de apenas se preocuparem com o lucro. Pois sabem que o comprador irá cobrar uma produção limpa e justa. Claro que não podemos comparar as pessoas das diferentes classes sociais.
Por fim, dou uma destinação ambientalmente adequada para as coisas que não irei usar mais. Faço a separação em rejeitos e recicláveis. Muitas roupas que ainda estão em boa qualidade eu doou , ou coloco no Enjoei ou no Repassa. Os resíduos que são por lei de logística reversa, eu entrego em locais de recebimento, enfim procuro o destino correto.
Consumir de forma consciente, deve fazer parte de viver de forma consciente. Saber que todas as nossas ações tem consequências e que devemos fazer e falar apenas aquilo que acreditamos como certo.
O post de hoje foi um pouco diferente, espero que gostem e que faça vocês pensarem um pouco. Deixem nos comentários, o que acharam, se já colocam isso em prática na suas vidas, a contribuição de vocês é muito importante.